Os Espaços do Cidadão visam aproveitar a oferta de serviços públicos 'online' da Administração Pública para, através de parcerias com autarquias, prestar um atendimento digital assistido a pessoas que têm dificuldade em lidar com novas tecnologias.

A criação de uma rede de Espaços do Cidadão enquadra-se na Estratégia de Reorganização dos Serviços de Atendimento da Administração Pública, através do Programa Aproximar, que tem por objetivo "fazer a racionalização do território, aproveitando as potencialidades da tecnologia".

O cidadão pode agora aceder a vários serviços de organismos públicos centrais e recolher informações úteis ou realizar tarefas que, de outro modo, implicariam deslocações demoradas e dispendiosas.

No Espaço do Cidadão, o utente pode, por exemplo, inscrever-se no Centro de Saúde, marcar consultas médicas, entregar documentos de despesa da ADSE, solicitar o Cartão de Saúde Europeu, alterar a morada no Cartão de Cidadão, pedir a revalidação ou a 2.ª via da sua carta de condução, entregar requerimentos de pensões de velhice para a Caixa Geral de Aposentação ou Centro Nacional de Pensões, pedir a isenção de taxas moderadoras, etc.

São vários serviços, num só Espaço!

Serviços Disponiveis No Espaço Cidadão